Home

Blog

Clientes

Contato

Dúvidas frequentes

Empresa

Por que escolher aço inox?

Produtos
Dúvidas frequentes

1. O Aço Inox enferruja?

O aço inox não oxida da mesma forma que ocorre com o aço carbono, que apresenta uma camada avermelhada de óxido na superfície que descasca. Se você observa manchas na superfície provavelmente são devidas a partículas de ferro que contaminaram o aço inox e são essas partículas que estão enferrujando. Verifique se é possível remover as manchas da superfície do inox.
Se o ferro estiver impregnado na superfície, tente uma solução de ácido nítrico a 10% e ácido hidrofluorídrico a 2% a temperatura ambiente ou le
vemente aquecida. Lave a área afetada com água abundante. Pastas decapantes disponíveis no mercado, podem também ser utilizadas.

2. Quais os ambientes mais propícios para aplicação do aço inox

O revestimento de aço inoxidável é recomendado para ambientes que necessitam resistir ao desgaste em temperaturas inferiores a 540 graus centígrados. Utilizado onde a base não é resistente à corrosão.

3. Onde o aço inox não deve ser utilizado?

Não deve ser utilizada em ambientes de altas temperaturas. O revestimento de aço inoxidável não resiste à impactos.

4. Esse material sofre desgaste com o uso? Muda de cor?

O inox é um material muito durável. Se usada de maneira correta e a limpeza for feita de maneira adequada, ele se conservará por muito tempo.

5. As esponjas de aço comum podem ser usadas na limpeza de utensílios de inox?

Não. Além de riscar a superfície dos utensílios de inox elas desprendem partículas de aço carbono que se incrustam na superfície do aço inoxidável e oxidam facilmente provocando óxidos popularmente conhecidos como ferrugem.

6. Como podemos fazer para limpar marcas de dedos nos revestimento de aço inoxidável dos elevadores?

A lavagem com água e sabão elimina essas marcas. Caso seja difícil fazer esta lavagem em locais de difícil acesso, pode ser utilizado um pano limpo molhado com álcool isopropílico. Pode-se também atuar preventivamente aplicando vaselina líquida no revestimento de aço inoxidável(alguns aplicam uma mistura de vaselina e álcool). Existem também no mercado produtos de limpeza em spray que são excelentes removedores de marcas de dedos e que conferem ao painel um aspecto brilhante e uniforme, dando uma proteção semelhante à alcançada pela vaselina líquida.

7. Qual é a diferença entre o aço carbono e os aços inoxidáveis?

Os aços inoxidáveis diferem dos aços comuns principalmente por possuírem em sua composição química um mínimo de 10,5Cr. No segmento Indústria, os aços inoxidáveis utilizados tem teores de cromo freqüentemente mais elevados (aproximadamente 18 de Cr) e alguns tem ainda Ni, Mo e outros elementos de liga. A presença de Cr é muito importante na formação de filmes passivos e na resistência à corrosão do material. O Ni contribui notavelmente na melhoria das propriedades mecânicas. Quando comparados com o aço carbono, os aços inoxidáveis são, em geral, materiais muito mais resistentes à corrosão e com propriedades mecânicas superiores.



HomeBlogClientesContatoDúvidas frequentesEmpresaPor que escolher aço inox?Produtos
Design Inox - Aços que surpreendem - by Washington de Castro